Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles divulgou nesta quinta-feira (1º) os novos dados desmatamento da Amazônia. Ao lado de Salles, estavam o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.
Na coletiva, Salles contestou os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que havia dito que o desmatamento atingia uma área de 920,4 km², um aumento de 88%.
“Os números não são exatamente aqueles. Este quadro dos polígonos em vermelho demostra que todas as áreas em que houve sobreposição [da área desmatada], houve contagem dobrada de uma área que já estava contabilizada e, por tanto, deveria ser deduzida ao fazer a contabilização. Estamos aqui demonstrando que é preciso ter muita responsabilidade na divulgação dessa informações, precisa haver compromisso com esses números.”, disse.
Na mesma coletiva de imprensa, o ministro aproveitou para anunciar um novo modelo de monitoramento do desmatamento da Amazônia, com imagens em tempo real e de alta resolução.