Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um levantamento do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) aponta que 265 mil estudantes trancaram a matrícula ou abandonaram o curso superior em instituições particulares nos meses de abril e maio.
A pesquisa aponta também é o aumento da inadimplência — até o fim ano, 11,3% dos estudantes devem deixar de pagar ao menos uma mensalidade.
O levantamento da Semesp, feito com base em uma amostra de 146 instituições e que compara dados de 2019 e 2020, oferece um dados atualizados dos índices de inadimplência e evasão com recortes por porte (pequeno/médio, grande) e por modalidade (presencial ou EAD) do segmento privado da educação superior no Brasil.
De acordo com a pesquisa, em maio, a taxa de evasão foi de 14,3% principalmente nos cursos presenciais. Se comparada com mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 32%.
Outro ponto que acende o sinal de alerta nas instituições de ensino superior é a inadimplência. Um dos motivos apontados está no aumento do desemprego e redução de renda.
Pesquisa divulgada em junho pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior) mostrou que houve um aumento de 75% na inadimplência entre abril e maio.