Brasil

Covid-19: Traficantes usam pandemia para criar complexo unindo 5 favelas do Rio

Em meio à pandemia da covid-9, a quadrilha de um traficante de drogas está invadindo comunidades, na Zona Norte do Rio, e criando um novo complexo de favelas. Na ampliação de seu domínio, o criminoso tenta impor a religião, deixa rastro de pessoas desaparecidas e coloca barricadas à beira da Avenida Brasil, uma das principais vias de acesso à cidade. As informações são do G1 RJ.

“O que se tem percebido é que eles estão se aproveitando desse período para ampliar a dominação territorial pra áreas que antes não tinham a presença do tráfico de drogas. Então, ruas que eram comumente acessíveis pela sociedade e pelas forças de segurança”, disse o delegado Maurício Mendonça, da 38º DP (Brás de Pina) ao G1.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No mês passado, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu em decisão liminar (provisória) a realização de operações policiais em comunidades do Rio durante a pandemia. 

O texto prevê responsabilização civil e criminal em caso de descumprimento. A decisão de Fachin permite operações somente em “hipóteses absolutamente excepcionais”, sem exemplificar quais seriam.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nesses casos, serão necessárias justificativas por escrito — com comunicação imediata ao Ministério Público (MP-RJ). O órgão é o responsável pelo controle externo da atividade policial.

Na análise da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 635, Fachin considerou que as operações podem causar ainda mais prejuízo a uma população já fragilizada pelo risco do contágio pela covid-19 em condições ruins de vida, pois tratam-se de locais com sérios problemas de saneamento básico.
 
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile