Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Sementes clandestinas da China
O Ministério da Agricultura já recebeu quatro denúncias de pessoas que receberam sementes não identificadas sem que houvesse a encomenda do produto. As etiquetas que constam nas embalagens dizem que os produtos vieram da China, que nega o envio.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), órgão que fiscaliza a entrada de material de multiplicação vegetal sem importação autorizada no Brasil, acompanha o caso e confirmou, até o momento, o recebimento de pacotes com as sementes, todos originários da China, em quatro Estados diferentes: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul. O órgão emitiu alerta para que as pessoas que receberem as embalagens com o conteúdo tenham cuidado e não abram pacotes.
“É importante que a população saiba que a entrada de sementes no Brasil só pode ter como fornecedores países com os quais o MAPA (Ministério da Agricultura) já tenha estabelecido os requisitos fitossanitários. Esse material deve ser certificado pelas autoridades fitossanitárias do país exportador”, diz nota do governo brasileiro.
Diversos países da União Europeia e também os Estados Unidos já registraram os recebimentos de pacotes de sementes não solicitados provenientes de países asiáticos. Ainda não há evidências de quando começaram os envios tampouco o volume de encomendas já enviados.