Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Após 22 dias de apagão, o rodízio de energia terminou no Amapá e o fornecimento foi normalizado, segundo a distribuidora de energia e o governo federal.
A retomada de 100% do fornecimento foi possível após a energização, na madrugada desta terça-feira (24), de um segundo transformador na subestação Macapá, a principal do estado e que pegou fogo no dia 3 de novembro.
O Ministério de Minas e Energia (MME) havia anunciado que, com a ativação do equipamento, seria possível proporcionar energia para 100% do estado novamente.
O anúncio do término do rodízio foi feito pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) às 8h12 desta terça.
Pelo Twitter, o Ministério de Minas e Energia também assegurou que foi restabelecido o fornecimento de energia elétrica em todo o estado.
“A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informa que nesta terça-feira, 24, o rodízio do fornecimento de energia foi oficialmente encerrado. […] Com este transformador operando, o fornecimento foi garantido em 100% para atender os 13 municípios que foram afetados com o acidente na Subestação Macapá no dia 3 de Novembro”, declarou a CEA, em nota.
100% do fornecimento de energia elétrica no Estado do Amapá foi restabelecido com a energização do 2o transformador na subestação Macapá nesta terça-feira (24/11).#MissãoAmapá #MME #prioridade
— Ministério de Minas e Energia (@Minas_Energia) November 24, 2020