Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Tempestade Santa Catarina
Ao menos sete pessoas morreram em Presidente Getúlio, em Santa Catarina, durante a forte chuva que atingiu o estado a partir da noite de quarta-feira (17).
Inicialmente, a Defesa Civil informou que eram 11 mortos e 20 desaparecidos. Depois, por volta das 10h20, a informação foi corrigida pelo órgão para sete mortos, com base no dado divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML). O número de desaparecidos não foi confirmado.
O temporal provocou enxurrada, alagamentos e deslizamento de terra em cidades do Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil estadual, mais cidades no Vale do Itajaí foram atingidas, mas não foi detalhado quais.
O corpo de bombeiros voluntário de Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí, e os bombeiros de Ibirama confirmaram que além das mortes, há pessoas desaparecidas no município de Presidente Getúlio.
O acesso até a cidade, que fica a cerca de 80 quilômetros de Blumenau, está bloqueado por causa de deslizamentos de terra.
De acordo com a corporação, corpos foram encontrados e há pessoas desaparecidas que foram arrastadas pela enxurrada. “Houve significativas perdas de vidas e patrimônios”, disse o bombeiro Saulo Eduardo Fonseca, da corporação de Ibirama, que também auxilia nas ocorrências em Presidente Getúlio.
Os bombeiros orientam para que as pessoas procurem locais seguros e liguem para os bombeiros, se necessário, e que não saiam de casa para se deslocar na cidade.
Além de Presidente Getúlio, outras cidades de Santa Catarina enfrentam transtornos provocados pela chuva. Foram registrados alagamentos, deslizamento e interdição da BR-470. Os bombeiros orientam para que as pessoas procurem locais seguros e que não saiam de casa para se deslocar na cidade.
No Vale do Itajaí, por volta das 23h45 houve deslizamento de terra no km 150 da BR-470 em Agronômica. Um caminhão que trafegava na rodovia foi atingido. Ninguém se feriu, mas o veículo e a terra interditaram a rodovia.
Na Grande Florianópolis, a cidade de Palhoça amanheceu alagada em vários pontos. Moradores dos bairros Caminho Novo e Pedra Branca registram alagamentos na hora de sair de casa nesta manhã. O pátio de uma empresa também ficou coberto de água na região.
Em São José, ainda na Grande Florianópolis houve queda de muros, como no bairro Colônia de Santana, e na capital as ruas ficaram muito água, exigindo ainda mais atenção dos motoristas.
Já no Oeste, as rajadas de ventos destruíram a estrutura da garagem da prefeitura de Ouro Verde durante a tarde de quarta-feira (16).
Em Abelardo Luz, houve registro de granizo, mas sem danos. Coordenador da Defesa Civil da região, Luciano Peri, afirmou que não houve feridos em nenhuma das ocorrências.