Brasil

ONS alerta que 8 reservatórios podem chegar em novembro quase vazios

Nesta sexta-feira (4), o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou uma nota técnica ao Ministério de Minas Energia e à ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento), e alertou que os reservatórios de ao menos 8 usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste podem estar praticamente vazios até o final de novembro.

Órgão recomenda controle nas vazões para que baixos níveis não tragam risco de falhas no abastecimento de energia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O documento “Avaliação das Condições de Atendimento Eletroenergético do Sistema Interligado Nacional” indica a que perda do controle hidráulico na bacia do Paraná implicaria restrições no atendimento energético nos subsistemas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O estudo também afirma que “mesmo considerando as flexibilizações adicionais das defluências mínimas no Baixo Paraná e na Hidrovia Tietê-Paraná, os principais reservatórios da bacia do Rio Paraná chegam ao final do período seco com níveis críticos de armazenamento”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ONS o aponta ainda uma perspectiva de “redução significativa das sobras, principalmente a partir do mês de setembro de 2021, com sobra muito baixa no mês de outubro/2021. Em novembro há praticamente esgotamento de todos os recursos, sendo necessário o uso da reserva operativa a fim de evitar deficit de potência”.

“A redução das defluências mínimas no Baixo Paraná, operação abaixo da cota mínima em Ilha Solteira e Três Irmãos e o uso de todos os recursos armazenados nas bacias dos rios Grande e Paranaíba podem permitir a manutenção da governabilidade hidráulica de reservatórios da bacia do Rio Paraná até novembro”, diz o documento.

Em meio aos resultados adquiridos, o ONS recomenda “a flexibilização das restrições hidráulicas dos aproveitamentos localizados nas bacias dos rios São Francisco e Paraná; aumento da geração térmica e da garantia do suprimento de combustível para essas usinas; importação de energia da Argentina e do Uruguai, além de campanha de uso consciente da água e da energia”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo órgão, “as medidas indicadas, que resultam na manutenção da governabilidade hidráulica da bacia do rio Paraná, permitem assegurar o atendimento eletroenergético do SIN (Sistema Interligado Nacional) em 2021”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile