Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na tarde desta quarta-feira (1º), o governo de São Paulo (SP) divulgou o calendário da terceira dose da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) para idosos acima dos 60 anos e imunossuprimidos.
O público-alvo da dose adicional no estado paulista é de 7,2 milhões de pessoas. As datas de imunização para estes públicos serão de 6 de setembro a 10 de outubro.
São imunossuprimidos os pacientes transplantados, as pessoas que fazem hemodiálise e quimioterapia, fazem tratamento para Aids, entre outros. No caso deste público, basta ter completado o esquema vacinal há pelo menos 28 dias para tomar a 3ª dose.
Para os idosos, a 2ª dose deve ter sido aplicada há pelo menos seis meses. Aqueles que concluírem este período após 10 de outubro, data final deste cronograma, poderão procurar pelos postos de vacinação normalmente para a aplicação da dose adicional.
O coordenador executivo do Comitê Científico do Coronavírus, João Gabbardo, explicou o motivo da priorização da terceira dose aos imunossuprimidos.
“A questão dos imunossuprimidos é que, entre eles, a área que tem tido o pior resultado são os transplantados. Eles precisam ter uma prioridade maior porque tomam um medicamento para diminuir a rejeição a um órgão, essas pessoas terão uma priorização especial. Os demais vão ser analisados com calma dentro do PEI”, afirmou Gabbardo.