Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Governo do Estado de São Paulo (SP) anunciou na tarde desta quarta-feira (24) que decidiu liberar o uso de máscara em todo o estado a partir de 11 de dezembro. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB).
Segundo o governo, a medida tem respaldo nas altas taxas de vacinação em todo o estado, e nos baixos números de internações, mortes e novos casos.
De acordo com o dado mais recente do governo paulista, em todo o estado já são mais de 74% da população totalmente vacinada contra a covid-19. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 22,2% no estado e de 28,2% na Grande São Paulo.
Pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, o estado de São Paulo não registrou mortes causadas pela doença no período de um dia. O número foi registrado no dia 8 de novembro. Vale lembrar que às segundas-feiras muitos dados ficam represados, mas a tendência já era de queda desde que a vacinação começou.
A segunda maior cidade do país, o Rio de Janeiro, liberou o uso obrigatório de máscara no dia 28 de outubro. A medida é válida apenas para áreas abertas.