Brasil

Brasil assume mandato no Conselho de Segurança da ONU neste sábado

Neste sábado (1°), o  Brasil assumiu seu 11º mandato como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).O país deve ocupar o assento durante o biênio 2022-2023.

“O Brasil terá como prioridades a prevenção e a solução pacífica de conflitos, a eficiência das missões de paz e das respostas humanitárias às crises internacionais, a consolidação da paz mediante ações voltadas para o desenvolvimento, o respeito aos direitos humanos e a maior participação das mulheres nas ações de promoção da paz e da segurança internacionais. O país buscará também aprimorar a articulação do Conselho com outros órgãos da ONU e com organismos regionais envolvidos na resolução de conflitos”, afirma o Ministério das Relações Exteriores em nota.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A última vez que o Brasil esteve no Conselho de Segurança foi no biênio 2010-2011 – o período mais longo que o país não integrou o órgão.

O conselho conta com 15 membros, cinco dos quais permanentes e com poder de veto (China, Estados unidos, França, Reino Unido e Rússia), e 10 eleitos para mandatos bianuais.  O Brasil foi eleito com 181 votos de 190 possíveis em junho de 2021, durante a 75a. Assembleia Geral das Nações Unidas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile