Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A partir de terça-feira (11), uma onda de calor pode fazer cidades do Rio Grande do Sul (RS) registrarem temperaturas recordes. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.
Termômetros podem marcar até 45ºC no oeste do estado entre sexta-feira (14) e sábado (15).
A MetSul, empresa de meteorologia, classificou a onda de calor como brutal, incomum e excepcional. De acordo com a companhia, o fenômeno também vai afetar o clima de Argentina, Uruguai e Paraguai, trazendo riscos à população.
“Recordes de máximas de décadas devem cair nos territórios uruguaio e argentino, que devem sofrer a pior da onda de calor, mas marcas históricas também podem ser alcançadas no Rio Grande do Sul”, alertou Estael Sias, meteorologista e sócia da MetSul, em artigo publicado no site da empresa.
De acordo com Sias, as temperaturas ficarão entre 10ºC e 15ºC acima da média para esta época do ano. Em seu artigo, a meteorologista ratificou a previsão do Inmet e alertou que cidades do RS podem registrar até 45ºC.
A maior temperatura já registrada no estado, segundo as estatísticas oficiais contabilizadas desde 1910, foi de 42,6ºC. Isso ocorreu nos verões de em 1917, em Alegrete, e de 1943, em Jaguarão.
Segundo Sias, temperaturas acima de 35ºC devem ser generalizadas no próximo final de semana no Rio Grande do Sul. Até regiões mais frias, como a Serra Gaúcha, terão calor. “Cidades da Serra Gaúcha podem ter marcas extremas no final da semana, com máximas de até 37ºC em Caxias do Sul e ao redor dos 40ºC nos vales de Farroupilha e Bento Gonçalves”, escreveu.
Em Porto Alegre, as temperaturas devem passar de 35ºC a partir desta terça-feira. Para a sexta, a MetSul prevê entre 38ºC e 40ºC.
Sias escreveu ainda que a onda de calor será capaz de fazer vítimas entre pessoas vulneráveis, como idosos.
Ele lembrou também que ela pode causar incêndios, já que ocorrerá num momento de seca severa na região. O Inmet já emitiu aviso laranja por conta da onda de calor.