Brasil

Brasil tem recorde de capacidade instalada para geração de energia eólica e solar

A capacidade instalada de geração de energia por fonte eólica e solar no Brasil está em expansão e, em um ano, de janeiro de 2021 a 2022, registrou um aumento recorde para o período em toda a série histórica.

As informações são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O potencial da quantidade bruta de megawatt (MW), o crescimento foi de 4.942 MW (26,39%), atingindo 23.664 MW de armazenamento instalado para geração de energia através destas fontes renováveis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os números incluem geração nos ambientes dos mercados livre e regulado. A capacidade instalada de geração significa a potência apta que o país tem de gerar energia.

Esse dado, porém, é apenas um potencial: depende do grau de acionamento e de condições climáticas favoráveis para uso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em 10 anos, de janeiro de 2012 a janeiro de 2022, o aumento da capacidade instalada de fontes eólica e solar no país foi de 2.562%, saindo de apenas 282 MW para os atuais 23.664 MW.

Somente em dezembro de 2021, último mês completo de uso da nova capacidade instalada, o Brasil teve a geração de 8.546 MW através de fontes eólicas e solares, de acordo com o Painel do ONS. Essa energia seria suficiente para abastecer mais de 5 milhões de casas populares.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Conforme divulgado pelo ONS, no Plano de Operação Elétrica de Médio Prazo, do Sistema Interligado Nacional (SIN), há a previsão de crescimento percentual classificado como “muito expressivo” da energia solar fotovoltaica no país.

Segundo o operador, o Brasil deverá dobrar sua capacidade instalada até 2025. Atualmente, a fonte é responsável por 2,6% do SIN, oferecendo 4.509 MW.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile