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A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a Gol e a Azul a voar com menos comissários de bordo nos aviões –três, em vez de quatro profissionais. A autorização da Anac à Azul foi dada em 12 de janeiro; o aval à Gol, nesta segunda-feira (17).
A Latam fez o mesmo pedido e aguarda resposta da agência. Na prática, a medida obriga as empresas a reacomodarem passageiros em outros voos, porque haverá limite de até 150 assentos em aviões com capacidade para até 186 pessoas.
Juntas, as três empresas detêm 98,2% do mercado doméstico de aviação no Brasil, de acordo com dados da agência relativos a novembro –os mais recentes disponíveis.
Os pedidos das companhias aéreas estão relacionadas ao avanço da Ômicron, que tem causado afastamento de tripulantes das escalas de voo e cancelamentos de voos.
A Ômicron também tem provocado impacto em outros setores da economia, como profissionais da saúde e do comércio.
As empresas são obrigadas a manter um comissário para cada 50 passageiros. Assim, para voar com três tripulantes, os voos passam a ter número reduzido de passageiros.
No caso da Gol, os Boeings 737-800 e 737 Max 8 afetados pela medida poderão levar até 150 passageiros caso operem com três comissários. Os aviões têm capacidade para 186 passageiros.
Na Azul, voos com Airbus A320 ficam restritos a 150 assentos; a aeronave tem capacidade para levar 174 passageiros. Em aeronaves Embraer E195, a companhia poderá levar 100 passageiros e usar dois comissários; o avião tem capacidade para até 118 passageiros.
No caso da Azul, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) recebeu uma denúncia de que a empresa já operava com menos comissários antes da autorização formal da Anac. O sindicato questionou a Anac a respeito e não obteve resposta.
A Gol se limitou a confirmar a informação da redução de comissários. A Latam informou que aguarda manifestação da Anac sobre o pedido de atuar com menos comissários.