Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Governo de São Paulo (SP) decretou o fim do uso de máscara, mas apenas ao ar livre. Em ambientes fechados, como o transporte público, continua obrigatória. A medida tem validade a partir de hoje.
A decisão foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (09). O estado foi um dos primeiros a implementar a medida, em maio de 2020.
Há um consenso entre os especialistas em saúde pública de que neste momento há a possibilidade de retirar a obrigação de máscara em locais abertos, mas manter em locais fechados, como o transporte público.
Eles ainda alertam que os números decorrentes de aglomerações registradas no carnaval só serão percebidos na integralidade na próxima semana.
O que motivou o Governo de São Paulo a tomar tal atitude é a baixa nos casos graves e mortes decorrentes da covid-19.
Nas redes sociais, o tucano anunciou que a liberação em ambientes fechados vai ser reavaliada nas próximas semanas.
Anunciamos agora a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos em SP. Temos 84% da população geral e mais de 70% das crianças vacinadas. As internações caíram 77% e os óbitos reduziram 56% no mês. Nas próximas semanas, reavaliaremos também a liberação em ambientes fechados.
— João Doria (@jdoriajr) March 9, 2022