Brasil

EUA pedem que Brasil aumente a produção do petróleo por causa da guerra

(Agência Petrobrás)

Como objetivo aumentar o estoque global para evitar o desabastecimento, o Brasil aumentará a produção de petróleo, a pedido dos Estados Unidos.

Segundo Valor Econômico, o pedido foi feito pela secretária de energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm, em conversa com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque na última quinta-feira (10), durante uma videoconferência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os países que têm estoque, como Estados Unidos, Japão, Índia e outros, estão liberando. Mas também tem que ter o esforço de aumento da produção. Ela [Jennifer Granholm] me perguntou se o Brasil poderia fazer parte desse esforço, e eu falei ‘claro que pode’. Já estamos aumentando a produção, enquanto a maioria dos países da OCDE, reduziu. Nós aumentamos nossa produção nos últimos três anos”, disse Bento Albuquerque ao veículo.

A Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, atrás apenas dos EUA e da Arábia Saudita.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Dos cerca de cinco milhões de barris de petróleo bruto que exporta por dia, mais da metade vai para a Europa.

A Casa Branca confirmou que os Estados Unidos pretendem importar petróleo da Venezuela. A medida contornaria, em parte, as provisões da Rússia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um comitê criado pelo Ministério de Minas e Energia vai gerenciar o suprimento de combustíveis e monitorar o impacto do cenário internacional na oferta e no preço dos combustíveis.

O comitê de monitoramento de combustíveis e biocombustíveis tem treze representantes. São nove do Ministério de Minas e Energia e quatro de instituições vinculadas à pasta: o presidente da Empresa de Pesquisa Energética e os diretores gerais do Operador Nacional do Sistema Elétrico e das Agências Nacionais do Petróleo e de Energia Elétrica.

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile