Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Após assembleia geral anual da CNBB, bispos divulgaram uma carta na tarde desta sexta-feira (29) para, entre outras coisas, dizer que o quadro atual do país “é gravíssimo” e “o Brasil não vai bem”.
“Esperamos que os governantes promovam grandes e urgentes mudanças, em harmonia com os Poderes da República, atendo-se aos princípios e aos valores da Constituição de 1988, já tão desfigurada por meio de Projetos de Emendas Constitucionais”, diz trecho do texto.
Os bispos criticam ainda “a lógica do confronto” e “o ódio nas redes sociais”: “A lógica do confronto que ameaça o Estado Democrático de Direito e suas instituições, transforma adversários em inimigos, desmonta conquistas e direitos consolidados, fomenta o ódio nas redes sociais, deteriora o tecido social e desvia o foco dos desafios fundamentais a serem enfrentados”.
Na carta, os bispos acrescentam que, para as eleições deste ano,“o cenário é de incertezas e radicalismos, mas, potencialmente carregado de esperança” e falam em “tentativas de ruptura da ordem institucional”.
“Tentativas de ruptura da ordem institucional, hoje propagadas abertamente, buscam colocar em xeque a lisura do processo eleitoral e a conquista irrevogável do voto. Tumultuar o processo político, fomentar o caos e estimular ações autoritárias não são, em definitivo, projeto de interesse do povo brasileiro. Reiteramos nosso apoio às Instituições da República”.