Brasil

David Uip sobre varíola dos macacos: ‘Todas as pessoas vão estar passíveis de contaminação’ 

Nesta quinta-feira (4), o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip, falou sobre a estigmatização da varíola dos macacos em um determinado grupo. No mês passado, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, recomendou que homens que costumam fazer sexo com homens reduzam o número de parceiros sexuais para diminuir o risco de exposição ao vírus da varíola dos macacos.

Dos 1.298 infectados do estado de São Paulo, 97% são homens, e a mediana de idade é de 33 anos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

David Uip disse que tratou do primeiro caso de HIV no país, em 1982. “Nós fizemos tudo errado na parte de comunicação, nós, profissionais de saúde. Naquele momento virou uma coisa muito chata, virou uma doença preconceituosa, estigmatizante, e nós pagamos o preço por esse erro até hoje”, disse o infectologista, conforme relatou o g1.

Uip disse ainda que a prevalência deste grupo específica é transitória. “Daqui a pouco, todas as pessoas vão estar passíveis de contaminação, então este cuidado nos faz dividir a comunicação para o público geral e a comunicação para grupos mais prevalentes. Por exemplo, nós já temos casos em crianças, em mulheres grávidas, e em mulheres e homens que moram nas ruas”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile