Brasil

Cidade de São Paulo tem surto de meningite

A cidade de São Paulo registrou neste ano, até terça-feira (27), 56 casos de meningite, com nove mortos. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), são três surtos registrados em diferentes distritos da capital: Jardim São Luis, Pari e Vila Formosa/Aricanduva.

Cinco casos foram confirmados, no período de 16 de julho a 15 de setembro, e uma mulher de 42 anos morreu. Um dos pacientes é um bebê de dois meses de idade. Os outros quatro são adultos. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A situação já é considerada um surto pela Secretaria Municipal da Saúde.

Se considera surto quando há três ou mais casos do mesmo tipo da doença no período de 90 dias em uma mesma localidade, diz a secretaria.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A meningite bacteriana é geralmente mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Outros sintomas são mal-estar, náusea, vômito, sensibilidade à luz e confusão mental. O agravamento da doença pode levar a convulsões, delírio, tremores e coma.

Em recém-nascidos e bebês, os sinais incluem irritação, vômito, falta de apetite e de resposta a estímulos e reflexos anormais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os primeiros indícios da meningite viral são semelhantes aos da bacteriana, incluindo também falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar e letargia.

O imunizante contra a meningite meningocócica C deve ser aplicado em bebês aos 3, 5 e 12 meses, e o de meningite meningocócica ACWY atualmente é aplicado na faixa etária de 11 a 14 anos de idade. A vacinação foi ampliada no dia 19 também para adolescentes de 13 e 14 anos, até junho de 2023, conforme definição do Programa Nacional de Imunizações.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, reforça a importância da vacinação. Na região do distrito Vila Formosa/Aricanduva todos os moradores, com idade entre 3 meses e 64 anos, podem se vacinar nos postos de saúde.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Importante que as pessoas que moram nos bairros da Vila Formosa e Aricanduva procurem a unidade básica com o comprovante de endereço, para conseguirem comprovar que são dessa região, para que tomem a vacina do meningogócico C”, disse Zamarco ao G1.

Os cidadãos podem verificar sua situação vacinal na unidade de saúde e localizar a mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile