A apuração do órgão apontou que ele ainda foi responsável pelo cadastro de solicitações no Sistema de Indicação Orçamentária (SINDORC) da Câmara dos Deputados, tratadas como potenciais destinações de emendas parlamentares, na ordem de R$ 69 milhões.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Ao todo, 60 policiais federais cumprem nesta manhã 16 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, após mandados expedidos pela Justiça Federal de Bacabal.
A operação da PF foi batizada de ‘Operação Quebra Ossos’ e ocorre em conjunto com a CGU e o MPF.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
De acordo com as investigações, somente no município de Igarapé Grande, 12,7 mil radiografias de dedo foram registradas em 2020, quando a população da cidade não passa de 11,5 mil habitantes.
Para a PF, aumentar o número de radiografias fez com que o teto de repasse de recursos fosse aumentado artificialmente em 2021.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Também em Igarapé Granede, a PF verificou indícios de fraudes em contratos como meio de desviar os recursos recebidos indevidamente.
Nesses contratos, as empresas investigadas pela PF ocupam posições de destaque em um “ranking” das empresas que mais receberam recursos públicos da saúde no período de 2019-2022 no Maranhão.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Uma das empresas foi agraciada com quase R$ 52 milhões.
A PF aponta também que os responsáveis pela inserção de dados falsos nos sistemas do SUS são suspeitos de terem efetuado as práticas ilegais investigadas em vários municípios maranhenses desde o ano de 2018. Um deles foi preso hoje.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Um servidor público foi afastado do cargo, em razão da posição que ocupava durante o período da inserção dos dados falsos nos sistemas do SUS e da formalização de parte dos contratos investigados.
Já os empresários e empresas investigadas pela PF foram proibidos de participarem de licitações e de contratarem com órgãos públicos.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Os investigados poderão responder por inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.