Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta quinta-feira (27), a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou à Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) a abertura de uma investigação contra a empresa Beto Carrero World por ter incentivado a abstenção do eleitorado petista no domingo, dia do segundo turno.
Em um post no Instagram nesta quarta-feira (26), o parque de Santa Catarina divulgou uma promoção para eleitores petistas durante a votação do 2º turno, em 30 de outubro. A empresa ofereceu 25% de desconto para eleitores que vestirem roupas vermelhas e entrarem antes das 8h e ficarem até às 17h, horário da votação.
Segundo a campanha do petista, há crime eleitoral. A petição encaminhada à PGE afirma que, segundo o Código Eleitoral, é proibido oferecer qualquer tipo de vantagem que interfira no voto ou que almeje a abstenção, mesmo que as ofertas não sejam efetivamente aceitas.
“É certo que a empresa Beto Carrero World almeja impedir o comparecimento de pessoas no dia de votação a partir da realização de promoção no passaporte para entrada do parque”, afirma o documento.
“É de conhecimento comum que a votação no próximo domingo ocorrerá justamente entre às 8h e 17h, a demonstrar que intenção da promoção realizada pela empresa acima mencionada é justamente deixar as pessoas ocupadas nas atrações de seu parque durante todo o horário de funcionamento das urnas, como forma de afugentar parte do eleitorado”, diz trecho outro trecho da petição.