Brasil

Metrô de SP faz operação contra assédio sexual nas estações

(Divulgação)

Nesta segunda-feira (26), o Metrô iniciou a Operação Empoderamento, que tem como objetivo intensificar as ações ostensivas para combater ocorrências de natureza sexual, bem como ampliar a sensação de segurança e acolhimento às passageiras nas estações, além de estimular as denúncias.

A iniciativa terá o apoio de uma ação interativa que vai ocorrer todos os dias até 30/12, das 8h às 10h e das 12 às 14h, nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, por meio de equipes específicas de agentes de segurança do Metrô que vão se dirigir às passageiras com expressões aleatórias, como “Bom dia! Como está sua viagem?”, para avaliar possíveis necessidades de interferência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As agentes vão se deslocar de uma estação para outra, todas no mesmo vagão do trem, para transmitir sensação de segurança aos passageiros. Esses colaboradores do Metrô usarão bodycams (câmeras acopladas ao uniforme) e rádios-comunicadores para auxiliar durante as abordagens.

O objetivo da nova estratégia é trazer visibilidade para a causa, estimulando as denúncias para casos de assédio, colaborando no acolhimento às vítimas e detenção dos suspeitos. Nos últimos anos, o índice de detenção de suspeitos pelos agentes do Metrô aumentou de 67% em 2020 para 82% em 2022. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A ação terá o suporte do Centro de Controle de Segurança (CCS) do Metrô, do Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (COPOM) e do Centro de Operações Integradas (COI), que vão priorizar o monitoramento dos locais onde ocorrerão a estratégia, estações e linhas adjacentes, na função de central de apoio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile