Brasil

Liderança Yanomami diz que pediu ajuda a Mourão: ‘Não aconteceu nada’

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A liderança Yanomami Dário Kopenawa, filho do xamã e intelectual Davi Kopenawa, disse que conversou pessoalmente com o vice-presidente Hamilton Mourão para pedir medidas urgentes e a retirada de garimpeiros do território Yanomami.

Porém, de acordo com ele, “nada aconteceu”. A declaração foi dada em entrevista ao Jornal da Globo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu conversei pessoalmente com o vice-presidente Hamilton Mourão para tomar as providências mais urgentes e retirar os garimpeiros da Terra Indígena Yanomami. Não aconteceu nada e não foram tomadas as providências do que eu pedi na presença do vice-presidente Mourão”, afirmou Kopenawa.

A liderança Yanomami diz que é urgente a presença de mais técnicas de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas e medicamentos na região.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No domingo, o Ministério da Saúde disponibilizou um formulário de inscrição para voluntários interessados em apoiar os esforços no território Yanomami.

Um levantamento do Ministério dos Povos Indígenas mostra que mais de 500 crianças yanomamis morreram por contaminação por mercúrio, desnutrição e fome, “devido ao impacto das atividades de garimpo ilegal na região”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile