Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Urihi Associação Yanomami pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), presidente da comissão criada para monitorar a situação na região, seja proibido de entrar sozinho na Terra Indígena Yanomami. O pedido foi protocolado nessa sexta-feira (24).
O pedido ocorre após o parlamentar ter ido ao território indígena na segunda-feira (20) de carnaval sem comunicação prévia à Funai ou os indígenas. Agora, a associação aguarda a designação do ministro relator do caso.
Segundo Urihi, três dos cinco senadores de Roraima que fazem parte da comissão “têm envolvimento explícito na defesa do garimpo”.
“Observa-se que a sua atuação isolada, tendenciosa na apropriação do discurso, fere flagrantemente o princípio da colegialidade e da proporcionalidade de composição, eis que a criação da Comissão (colegiado), é justamente para proporcionar que os verdadeiros atingidos sejam ouvidos por todos seus integrantes, sobretudo que tenham afinidade com a verdadeira crise humanitária e possam, ao fim, externar conclusões imparciais à questão”, afirma um trecho do pedido.