Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Via Crucis sem o Papa Francisco. Depois da preocupação durante os dias de internação , que levaram ao temor da ausência do Papa durante os ritos pascais, a presença de Sua Santidade na Missa dos Ramos e ontem no lava-pés tranquilizou os fiéis. Tudo estava pronto para a Via Crucis, mas no final a decisão veio do Vaticano de não deixar o Papa Bergoglio ir ao Coliseu.
A decisão do Papa de não estar na Via Crucis foi tomada como uma forma de prudência, dada a recente hospitalização de Bergoglio. De fato, Roma, como toda a Itália, foi atingida por uma onda de frio nos últimos dias que fez com que as temperaturas caíssem, afastando a primavera e trazendo de volta o inverno. Na noite de hoje (7), sexta-feira santa, durante a Via Crucis em Roma, a temperatura esperada é de cerca de 10 graus. Além disso, também podem ocorrer rajadas de vento gelado que agravam a sensação de frio no corpo. Por isso, chegou a decisão de não deixar sair o Papa Francisco, que não estará no Coliseu para a Via Crucis, mas acompanhará a transmissão ao vivo da Casa Santa Marta, onde reside.
“Por causa do frio intenso destes dias, o Papa Francisco seguirá a Via Crucis desta noite da Casa Santa Marta, unindo-se às orações de quem se reunirá com a Diocese de Roma no Coliseu”, diz a nota divulgada pela Sala de Imprensa do Vaticano.
Na Sexta-feira Santa, o Papa Francisco compartilhou uma mensagem no Twitter com os fiéis: Jesus na cruz não se deixa desesperar, mas reza e se entrega ao Pai. No abandono continua a amar e a perdoar os seus crucificadores. Jesus Abandonado pede-nos que tenhamos olhos e coração para os tantos “Cristos Abandonados”. À tarde, o Papa Francisco participa da liturgia comemorativa da paixão de Cristo na Basílica de São Pedro.