Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na noite de terça-feira (11), um adolescente de 14 anos foi apreendido por ato análogo ao terrorismo na cidade de Maquiné, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul (RS). Os pais dele foram presos em flagrante por apologia ao nazismo, de acordo com a Polícia Civil.
Na casa da família, foram encontrados diversos itens com símbolos nazistas e fascistas. O jovem planejava um ataque contra uma escola da cidade.
A investigação da Polícia Civil chegou ao local após monitorar trocas de mensagens por perfis do adolescente nas redes sociais e obter um mandado de busca e apreensão para o imóvel.
Na casa, os policiais encontraram bandeiras, gravuras dos ditadores Adolf Hitler, da Alemanha, e Benito Mussolini, da Itália, além de facas, canivetes e uma arma de fogo falsa.
“A gente apresentou o adolescente e os pais, o pai e a mãe, à polícia exatamente porque não tinha como não estar sabendo do que estava acontecendo naquela casa dado o farto material que foi apreendido”, disse o delegado Marco Antônio de Souza.
Uma bandeira apreendida teria sido dada de presente pelo pai ao filho, de acordo com o diretor do Grupamento de Operações Especiais da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil.
“Entrevistando o pessoal na casa e com as informações que a gente já tinha acerca da investigação, a gente conseguiu descobrir que a bandeira que faz apologia ao nazismo, inclusive, teria sido dada pelo pai ao adolescente”, disse o delegado.