Brasil

Zema homenageia Moro e Temer com Grande Medalha da Inconfidência Mineira

(Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (21), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), homenageia o senador Sergio Moro (União-PR) com a segunda maior condecoração do estado. O ex-presidente Michel Temer (MDB) também recebeu a honraria.

A cerimônia acontece na Universidade Federal de Ouro Preto, no interior de Minas. Na solenidade deste ano, além do Grande Colar, estão sendo entregues 170 condecorações: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ex-presidente Michel Temer é o homenageado de 2023 com o Grande Colar, a mais importante honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais. Ela condecora, exclusivamente, chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União. Temer será o orador da cerimônia.

A decisão deste ano – de homenagear o ex-presidente Michel Temer – vem para fazer justiça ao chefe de Estado, que ainda não havia sido agraciado com o Grande Colar, como ocorre tradicionalmente. Após atuação como vice-presidente, ele assumiu a presidência da República em 2016, ocasião em que herdou a missão de, em meio à instabilidade no país, retomar a normalidade política e econômica, a partir da adoção de necessárias medidas de austeridade e proteção aos cofres públicos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Governo Michel Temer tem semelhanças com a gestão do governador Romeu Zema à frente do Estado mineiro. Ambos são marcados pela atenção ao equilíbrio fiscal e à política de teto de gastos, que limita o crescimento da maior parte das despesas públicas à inflação registrada nos últimos 12 meses até junho do ano anterior.

Com ações como essas, Temer conseguiu contornar a instabilidade política e apresentar uma resposta efetiva à crise econômica pela qual o Brasil passava naquele momento. Após um mandato de dois anos e meio, o ex-presidente entregou o país com alguns avanços: o emprego voltou a crescer, a inflação caiu e o Produto Interno Bruto (PIB) subiu.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segurança e combate à corrupção

O senador e ex-juiz Sergio Moro também está na relação de agraciados deste ano e vai receber a Grande Medalha. Como ministro da Justiça e Segurança Pública, Moro participou diretamente de ações com o Governo de Minas para tratar sobre políticas públicas, além de compartilhamento de medidas do pacote anticrime – de sua autoria – para coibir questões como corrupção, organizações criminosas e crimes violentos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O trabalho integrado das forças de segurança – uma das marcas da gestão de Romeu Zema e defendido pelo então ministro – contribuiu para melhorias no trabalho de prevenção e repressão de crimes, com resultados positivos e o consequente posicionamento do estado, em ranking nacional, como o mais seguro do país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile