Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Após a descoberta de “inconsistências” em dados de estatísticas criminais divulgados pela gestão anterior, de João Doria (ex-PSDB) e Rodrigo Garcia (PSDB) em São Paulo, o atual governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) anuncia uma auditoria nessas estatísticas referentes a 2022.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) alega que identificou diferenças entre os números divulgados no ano anterior e os dados estatísticos criminais de abril de 2023, durante o processo de consolidação. De acordo com a pasta, houve registro equivocado de algumas ocorrências de roubos e furtos de veículo em outros indicadores, interferindo na consolidação dos dados de crimes patrimoniais em diferentes regiões do estado.
“Constatou-se que os dados estatísticos publicados a respeito do mês de abril de 2022 no Estado de São Paulo não correspondiam aos registros criminais (boletins de ocorrência) constantes nas bases de dados da Secretaria da Segurança Pública”, afirma nota da Secretaria da Segurança Pública.
“Em vista destas divergências constatadas em relação ao mês de abril de 2022, será iniciado um processo de auditoria e análise dos dados criminais relativos a todos os demais meses de 2022 de modo que os dados possam ser confirmados ou readequados, devidamente acompanhados dos respectivos registros criminais (boletins de ocorrência) que os fundamentaram”, acrescenta o governo de SP.