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Metrô de São Paulo transporta maior ‘tatuzão’ da América do Sul

Foto: Divulgação/Comexport

Na noite de segunda-feira (5), o Metrô de São Paulo deu início ao transporte dos equipamentos da tuneladora Shield, também conhecida como Tatuzão, que será responsável pela escavação e construção dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde, entre a Vila Prudente e a Penha. Esse transporte é feito por quatro carretas de 42 metros de comprimento cada, que estão levando as peças da roda de corte, o principal item do Tatuzão, do Porto de Santos até o canteiro de obras na zona leste da capital, como parte do projeto que tem como vinculação a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) adotará o protocolo de transporte de “cargas superdimensionadas”, já que existem peças muito grandes e pesadas que serão transportadas. Quando necessário, ruas e avenidas da capital serão temporariamente interditadas das 23h30 às 5h.

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A logística do ‘tatuzão’ da América do Sul começa. Serão necessários quatro dias para percorrer as rodovias e vias de Santos, Mauá e da Capital paulista, sempre em períodos noturnos no trajeto urbano, acompanhados pelas concessionárias e companhias de tráfego, para minimizar o impacto no tráfego local e garantir a circulação das grandes carretas. A cada etapa do trajeto, as carretas farão paradas em pontos específicos para retomar a viagem durante a noite. As duas primeiras carretas chegarão ao destino final na zona leste de São Paulo na quinta-feira (8) e as outras duas na sexta-feira (9), embora esses prazos possam ser alterados em caso de condições climáticas adversas que afetem a segurança do transporte.

Os veículos seguem pela pista norte da Rodovia dos Imigrantes até entrar no Rodoanel, na Rodovia SPA 086/21 na região de Mauá. Em seguida, dirigem-se para as avenidas Ragueb Chohfi e Aricanduva, seguindo pelas ruas Júlio Colaço, Jericinó e Orvaldo Arouca. Finalmente, chegam à Avenida Guilherme Giorgi e depois à Rua Bailque, onde está localizado o canteiro de obras.

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O processo de transporte de mais de 2,7 mil toneladas de equipamentos para o Complexo Rapadura, na região da Vila Carrão, em São Paulo, começou com o deslocamento da chamada MainDrive, peça de 189 toneladas que compõe o centro da roda de corte do Shield. A peça partiu do Porto de Santos na noite da última terça-feira (6) com previsão de chegada ao canteiro do Complexo no sábado (10). O Tatuzão, como é chamado o equipamento, será montado e iniciará a escavação posteriormente. A conclusão do carregamento de todas as peças, incluindo equipamentos auxiliares, está prevista para agosto, com o objetivo de iniciar as operações até o fim do ano.

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