Brasil

Governo acolherá afegãos em hotéis no Aeroporto de Guarulhos, SP

© Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que os afegãos abrigados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, serão acolhidos em hotéis enquanto o governo federal busca uma solução definitiva para a situação. O anúncio foi feito por Dino e compartilhado nesta quinta-feira (29) no Twitter pelo deputado federal Alencar Santana (PT-SP).

“Nós temos providências em andamento no que se refere a investigações, mas, nesse instante, a nossa preocupação é garantir condições adequadas para o enfrentamento dessa crise derivada da imigração, sobretudo de afegãos”, disse Dino.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na última contagem, realizada no domingo (25), havia um total de 208 refugiados afegãos abrigados no aeroporto. Em São Paulo e Guarulhos, há um total de 1.059 vagas destinadas a imigrantes e refugiados em centros de acolhida, incluindo instalações gerenciadas pelas prefeituras e pelo governo estadual. No entanto, todas essas vagas estão atualmente ocupadas.

Desde 2021, quando os radicais do Talibã assumiram o poder no Afeganistão, milhões de afegãos têm deixado o país para fugir de um regime que viola direitos humanos. O Brasil passou a se tornar destino de parte desses migrantes quando foi publicada uma portaria interministerial, em setembro de 2021, autorizando o visto temporário e a residência por razões humanitárias.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile