Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, apresentou nesta segunda-feira (24) os resultados de uma operação policial realizada no fim de semana na região da Cracolândia, no Centro da capital paulista. A ação, conduzida pela Polícia Civil com o apoio da GCM (Guarda Civil Metropolitana) da Prefeitura, resultou na prisão de 18 indivíduos. Dentre eles, 16 são acusados de envolvimento com o tráfico de drogas, enquanto outros dois foram detidos por tentativa de fuga durante a abordagem policial.
De acordo com informações de Derrite, após uma audiência de custódia, seis dos detidos por tráfico de drogas na operação do último sábado (22) foram liberados. A ação conjunta entre as forças de segurança busca combater o tráfico e o uso de drogas na região, conhecida por seus problemas recorrentes com o tráfico e o vício.
“Sem entrar no mérito da decisão do juiz, porque a autoridade judicial tem essa prerrogativa, isso dá uma noção da complexidade. Uma operação policial que leva meses para ser deflagrada, envolve uso de tecnologia, de investigação, esse foi o resultado até agora. Da nossa parte, é trabalhar”, disse Derrite em coletiva de imprensa.
“Nós sofremos tanto quanto a população, pelo retrabalho que a gente tem que fazer. Nem por isso a gente vai ficar se lamentando”, acrescentou.
Segundo o secretário, o governo de São Paulo realizou, no mês de julho, ao menos duas grandes operações na região em questão. Dentre os 18 presos na ação recente, dois deles seriam membros de uma facção criminosa que atua tanto dentro quanto fora dos presídios em todo o país.
Ao longo deste ano, mais de 600 pessoas foram detidas por tráfico de drogas no Centro da capital paulista, de acordo com dados apresentados por Derrite.