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Na noite desta quinta-feira (27), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizou a interdição de um retorno na Avenida Paulista, localizado entre a Praça do Ciclista e a Rua da Consolação, para dar início à instalação do canteiro de obras do túnel subterrâneo que será construído para a passagem de usuários do Metrô de São Paulo na região.
A obra, de acordo com o Metrô, tem previsão de duração de três anos, incluindo a montagem do canteiro e a execução do projeto. A construção do túnel foi aprovada em novembro de 2022, pelo então governador Rodrigo Garcia, e tem como objetivo distribuir o fluxo de passageiros que realizam a baldeação entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela do transporte metropolitano, criando uma nova conexão entre as estações Consolação e Paulista.
A intervenção exigirá o remanejamento de infraestruturas de utilidade pública, como ciclovia e ponto de táxi, e resultará no bloqueio do retorno de veículos na Avenida Paulista, entre a Praça do Ciclista e a Rua da Consolação. No entanto, os espaços destinados à passagem de pedestres e ciclistas serão mantidos.
O novo túnel, que terá cerca de 90 metros de extensão e profundidade variando entre 20 e 25 metros, será construído utilizando o método NATM, também conhecido como método austríaco. Ele terá uma leve inclinação e dimensões de 7,5 metros de largura por 5,5 metros de altura. Além disso, será equipado com sistemas de ventilação e sensores para a contagem de passageiros que realizam a transferência.
Com capacidade para receber até 18 mil pessoas por hora, o novo túnel permitirá uma melhor distribuição do fluxo de passageiros, proporcionando uma conexão mais espaçosa. Ele será destinado para o deslocamento das pessoas que seguem da estação Consolação (Linha 2-Verde) para a Paulista (Linha 4-Amarela), liberando assim a ligação atual para ser utilizada apenas por quem se desloca no sentido oposto.