Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Por Arthur Virgílio
O IBGE informou que, em julho, o IPCA 15, uma prévia da Inflação, ficou negativo em 0,07. Indago: dá pra confiar nesse “novo” IBGE?
Esse órgão sempre foi confiável. Daqui em diante, com Marcio Pochmann na presidência, começo a duvidar. Mexer em números estatísticos, básicos para o planejamento do país, deveria ser crime inafiançável.
Lembro de Hugo Chávez, que declarou que a inflação da Venezuela estaria em 20%, mas que iria cair. Falou por falar. Levou seu país ao caos. Maduro completa o “serviço sujo”.
Atenção, de 27/07 a 02/08, pela manhã, o dólar subiu 1,69%, por conta da “leve” subida dos juros básicos dos EUA, não dando qualquer sinal de queda.
A pesada carga tributária em cima do agronegócio, por iniciativa do melancólico “arcabouço de Haddad” e da torta “reforma tributária” nos leva a ter que lutar para conseguir exportar impostos também.
A concorrência, por sinal, está eufórica! As duas medidas do governo exibem frouxidão nas despesas e incerteza nas receitas. Pode, inclusive, desestimular esse setor essencial, diminuindo exportações e, tristemente, o saldo da balança comercial.
Pode também, aliás, minar a confiança, do mundo importador no país, complicando ainda mais a entrada de dólares, dando enorme empurrão em seu valor!
Portanto, muita cautela, que Roberto Campos Neto tem de sobra. A Inflação mora ao lado!
Instagram: @arthurvirgilionetoam
Twitter: @Arthurvneto