Brasil

Exército Brasileiro participa de Exercício Geral de Emergência Nuclear

Foto: Cb Francilaine/Exército Brasileiro

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Cerca de mil militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea atuaram no Exercício Geral de Emergência Nuclear/Itaorna, na cidade de Angra dos Reis, entre os dias 14 e 18 de agosto.

O Comando Militar do Leste foi responsável por mobilizar os militares do Exército, que integrados às outras forças armadas e a mais de 60 órgãos de segurança pública, agiram de forma integrada em prol da segurança da população, do meio ambiente e dos trabalhadores da Central Nuclear Almirante Alvaro Alberto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o exercício contou com várias ações simuladas, que incluíram práticas de evacuação marítima e terrestre, ativação de sirenes, montagem de abrigos e distribuição de medicação aos radio acidentados. As atividades foram realizadas sob diferentes cenários de simulação de emergência, com a finalidade de validar os planos e procedimentos dos diversos agentes envolvidos em condições reais.

O 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear apresentou técnicas, táticas e procedimentos de detecções e descontaminações de pessoas e de equipamentos sensíveis, coleta de amostras de solo, ar, água e vegetação. Nesse contexto, destaca-se a efetividade do Laboratório Móvel Radiológico Nuclear, que é um meio de assessoramento técnico-científico com autonomia energética de até 72 horas e capacidade para avaliar material radioativo por meio de partículas Alpha, Beta e Gama, coletadas pela equipe de reconhecimento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Coordenador do Exercício, Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Veterano Marcos Antônio Amaro dos Santos, acompanhou a atividade no dia 17 de agosto e destacou a sua importância: “É um exercício geral de resposta à emergência nuclear, que certamente tem enorme relevância para, no caso de uma ocorrência real, termos a resposta adequada à situação vivenciada.”

Organizações envolvidas

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Comando Conjunto ativado para o exercício foi composto por representantes e tropas adjudicadas da 1ª Divisão de Exército, do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, da Força de Prontidão do 57° Batalhão de Infantaria Motorizado Escola, do 11° Batalhão de Polícia do Exército, do 25° Batalhão Logístico e do Batalhão Escola de Comunicações.

O Comando Militar do Leste integrou o Estado-Maior do Comando Conjunto com seu Subchefe do Centro de Coordenação de Operações, Coronel Rodrigo Tramontini, que desempenhou a função de Chefe do Estado-Maior. Coube à Marinha do Brasil o Comando do Exercício Geral de Resposta Emergência Nuclear, por meio do Contra-Almirante Elson Luiz de Oliveira Góis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ação social

Como tradição nas operações do Exército, as ações militares foram acompanhadas de atividades de assistência à comunidade local. No Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, o Exército Brasileiro montou o Hospital de Campanha, onde militares do Serviço de Saúde ofereceram atendimentos à população da Costa Verde Fluminense, nas especialidades de Clínica Geral e Odontologia. Segundo as moradoras da região, senhora Daiana e sua filha, Maria Luisa, beneficiadas pelos serviços prestados, os atendimentos corresponderam plenamente às demandas apresentadas. “Eu achei uma ideia muito boa, uma oportunidade para as pessoas que não têm acesso à saúde. Eu e minha filha fomos muito bem atendidas. Gostei muito!”, destacou a senhora Daiana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

*Com informações de Exército Brasileiro

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile