Brasil

Suspeito de ter atirado contra equipe da PF é preso em Itaituba (PA)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A tarde de quinta-feira (31) marcou a deflagração da Operação Dever Legal 2, com o cumprimento de um mandado de prisão e um de busca e apreensão em Itaituba/PA. A ação da Polícia Federal visa desvendar um caso de garimpagem ilegal e tentativa de homicídio contra agentes federais e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A operação partiu do conflito ocorrido em abril de 2023. Na ocasião, PF e ICMBio uniram forças para reprimir garimpo ilegal em Unidades de Conservação federais na região de Itaituba. Porém, enquanto as equipes se preparavam para partir em helicópteros após a desarticulação de um local de extração clandestina de minérios, disparos de armas de fogo foram feitos na direção dos servidores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os mandados executados ontem têm como alvo um suspeito de ser o mentor da atividade garimpeira ilícita, além de ser apontado como responsável direto pelos ataques a tiros. Contra ele, foi cumprida prisão temporária, autorizada pela Justiça Federal. Na busca, foram apreendidas a provável arma usada no atentado contra os servidores e uma grande quantidade de munições.

As investigações apuram crimes de usurpação de patrimônio público, delitos ambientais e a tentativa de homicídio qualificado. As penas somadas podem passar de 30 anos de prisão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A primeira fase da Operação Dever Legal foi deflagrada em 8 de agosto de 2023. Naquela ocasião, foram apreendidas armas e munições, além da prisão de uma pessoa suspeita de ter disparado uma arma de fogo durante outra operação contra garimpo ilegal, quando máquinas utilizadas na extração ilegal estavam sendo inutilizadas.

*Com informações de Polícia Federal

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile