Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A partir deste domingo (1º), quatro ruas do bairro da Liberdade, em São Paulo, serão fechadas para veículos e abertas exclusivamente para pedestres. A medida, que faz parte do programa Ruas Abertas, da prefeitura da cidade, é uma iniciativa para melhorar a mobilidade e a segurança no local, que é um dos principais polos turísticos da capital paulista.
As ruas interditadas são:
- Rua dos Estudantes — entre Av. da Liberdade e Rua da Glória
- Rua Américo de Campos — entre Rua Galvão Bueno e Rua da Glória
- Rua Galvão Bueno — entre Rua dos Estudantes e Rua Américo de Campos
- Rua dos Aflitos
A decisão de alterar o plano inicial, que incluía a Rua Thomaz Gonzaga, foi tomada após moradores e comerciantes do bairro criticarem a proposta apresentada na primeira audiência pública, realizada no final de julho.
Apesar de não integrar o programa, a Thomaz Gonzaga também terá alterações aos domingos e feriados. Vagas de carro serão convertidas em áreas de consumo, nas quais os restaurantes poderão colocar mobílias temporárias para atender aos clientes. Veículos ainda poderão transitar pela parte central da via.
Os bloqueios na região serão feitos pela CET, que irá monitorar o trânsito ao redor. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar irão reforçar o policiamento na área.
A primeira experiência da Prefeitura de São Paulo com o Ruas Abertas foi implantada em outubro de 2015 na Avenida Paulista. À época, o programa também foi alvo de críticas e passou por ajustes até ser adotado.