Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Chuvas intensas registradas nesta quarta-feira (4) causaram prejuízos e transtornos em diversas regiões de Santa Catarina. Em algumas cidades, as tempestades superaram 100 milímetros, em um período de 12 horas.
Chapecó, no Oeste, é a cidade mais afetada
Em Chapecó, no Oeste, uma motociclista ficou ferida depois que bateu contra galhos em uma rua. Ainda no trânsito, rodovias estaduais e federais sofreram com alagamentos e a BR-282, na altura de Erval Velho, foi interditada após queda de barranco.
Também houve registro de queda de árvores por conta dos ventos. Os municípios avaliam a abertura de abrigos ao longo do dia.
São Bento do Sul é o primeiro município a decretar situação de emergência
São Bento do Sul, no Norte do estado, é o primeiro município a decretar situação de emergência. A cidade registrou 74,4 milímetros de chuva em 12 horas, o que causou alagamentos e desalojou cerca de 250 famílias.
Defesa Civil alerta para risco alto de enxurradas, alagamentos e deslizamentos
O estado está em alerta de perigo para o risco alto de enxurradas, alagamentos e deslizamentos. De acordo com a Defesa Civil, a chuva pode superar os 100 milímetros em algumas regiões nesta quarta.
Defesa Civil estima que mais municípios podem decretar situação de emergência
A Defesa Civil estima que mais municípios podem decretar situação de emergência e devem enviar registros de estragos ocorridos ao longo do dia, para um próximo relatório das ocorrências.
São Bento do Sul: 250 famílias desalojadas e 80 desabrigadas
Em São Bento do Sul, cerca de 250 famílias desalojadas e 80 pessoas desabrigadas estão recebendo suporte do município e do Estado, por meio da Defesa Civil.
A Secretaria de Assistência Social está cadastrando as famílias desalojadas e desabrigados e há abrigo temporário instalado na Escola Básica Municipal Dalmir Pedro Cubas, em Serra Alta.
Vila Schwarz, em Serra Alta, é o ponto mais afetado
Um dos pontos mais afetados é Vila Schwarz, no bairro Serra Alta, onde as vias principais estão alagadas. Não há vítimas e os danos materiais estão sendo avaliados. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão atuando para a remoção das famílias.
Causas das chuvas
As chuvas são causadas pelo avanço de uma frente fria que passa pelo Sul do país, além da influência de um sistema de baixa pressão presente no Paraguai.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta às informações meteorológicas e a evitar deslocamentos desnecessários.