Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Comando da Aeronáutica (FAB) prepara uma operação de resgate de brasileiros que estão em Israel, em meio aos conflitos entre o país e o grupo Hamas.
O primeiro avião, um KC-30, com capacidade para 230 passageiros, decolará ainda neste domingo (8) de Natal (RN) com destino a Roma, na Itália. A aeronave ficará no local, que é mais próximo da área de conflito, para aguardar a elaboração de listas de passageiros que desejam embarcar para o Brasil. A previsão é que a lista saia na segunda-feira (9) de manhã.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, comandante da FAB, afirmou que os outros cinco aviões serão enviados de acordo com a demanda, que será avaliada pelas embaixadas brasileiras no Oriente Médio.
“Não sabemos ainda se essa primeira decolagem [de volta para o Brasil] será amanhã ou na terça-feira, dependendo da lista de passageiros que desejam voltar ao Brasil”, disse Damasceno.
Os seis aviões têm capacidade para transportar um total de 700 passageiros. São duas unidades de cada um dos seguintes modelos: KC-30, KC-390 e VC-2.
Os aviões buscarão os brasileiros a princípio em Tel Aviv, mas é possível que a FAB expanda essa operação para outros aeroportos do Oriente Médio. Embora o governo federal já esteja “sendo procurado” por brasileiros para serem repatriados, aqueles que desejarem poderão retornar em voos comerciais.
A operação vem sendo planejada desde ontem, sábado.
Além da tripulação de voo, o governo brasileiro vai enviar médicos e psicólogos para dar assistência aos brasileiros removidos.