Brasil

Brasil é eleito para Conselho de Direitos Humanos da ONU

Foto: Miguel Á. Padriñán/Pixabay

Na tarde desta terça-feira (11), o Ministério das Relações Exteriores anunciou que o Brasil foi eleito para integrar o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

O conselho foi criado em 2006 e tem entre suas atribuições promover e proteger os direitos humanos em nível global.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O grupo é composto por 47 países, eleitos em votação por maioria direta e secreta. Cada país pode ser eleito por apenas 2 mandatos consecutivos.

Segundo o Itamaraty, o mandato do Brasil no Conselho de Direitos Humanos da ONU vai de 2024 a 2026.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A expressiva votação recebida reflete o reconhecimento da comunidade internacional ao compromisso do Brasil na promoção e proteção dos direitos humanos em âmbito nacional e internacional, assim como sua atuação em defesa da paz, do desenvolvimento sustentável e da democracia”, informou o Itamaraty.

“Em seu novo mandato, o Brasil trabalhará pela maior eficiência do Conselho de Direitos Humanos e buscará fortalecer o papel do órgão na prevenção e no enfrentamento das causas estruturais de graves violações dos direitos humanos, com ênfase no diálogo construtivo e na cooperação internacional”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Atualmente, o Brasil também preside o Conselho de Segurança da ONU. O mandato do país no grupo vai até o fim deste ano.

Além do Brasil foram eleitos o Albânia, Bulgária, Burundi, China, Côte d’Ivoire, Cuba, República Dominicana, França, Gana, Indonésia, Japão, Kuwait, Malauí e Países Baixos.  China, Côte d’Ivoire, Cuba, França e Malaui foram reeleitos para seus segundos mandatos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile