Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, convocou uma reunião com deputados da base aliada na manhã desta terça-feira (17) para apresentar a última versão do projeto de lei que privatiza a Sabesp, a maior estatal paulista.
A expectativa é de que o projeto seja encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) ainda nesta terça-feira.
A Sabesp é uma empresa de economia mista, sendo que parte pertence ao estado e outra parte, à iniciativa privada. O governo paulista é o maior acionista da companhia.
Na reunião, Tarcísio deve explicar aos deputados as premissas do modelo de privatização, incluindo a redução da tarifa de água e esgoto.
O governador também deve apresentar a modelagem financeira do projeto e discutir como a desestatização ajudará a manter o mercado da Sabesp e a lógica de investimento cruzado que existe hoje.
Tarcísio está otimista com a aprovação do projeto de privatização da Sabesp, que é uma de suas principais promessas de campanha. Ele acredita que a votação aconteça no final de novembro ou em dezembro, antes do recesso do Legislativo.
Funcionários da Sabesp são contrários à privatização e chegaram a fazer uma greve, no começo de outubro, para tentar interromper o processo. Parlamentares petistas apontam risco de judicialização em decorrência da privatização.