Brasil

Bolsonaro tenta reverter tendência e recomenda voto contra reforma tributária

Fotos: Zack Stencil / PL

Em suas redes sociais, o ex-presidente Jair Bolsonaro criticou o texto da reforma tributária, afirmando que ela criará o IVA mais caro do mundo e prejudicará a economia brasileira. Ele também criticou senadores da oposição que se comprometeram a apoiar a reforma.

Em um jantar com toda a bancada do PL, na sede do partido, nesta terça-feira, Bolsonaro designou os senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e Marcos Rogério (RO) para que passem aos bolsonaristas de outras legendas a recomendação de votarem contra o texto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ex-presidente tenta reverter a tendência observada na Câmara dos Deputados, em junho, quando o PL deu 20 votos a favor e 75 contrários à reforma. Na ocasião, a divergência gerou uma briga entre os parlamentares em um grupo de WhatsApp.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o texto recebeu o aval de 20 senadores, sendo 14 da base governista e seis da oposição, todos ligados a Bolsonaro. Entre eles, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Sergio Moro (União Brasil-PR) e Rogério Marinho (PL-RN). Por outro lado, Ciro Nogueira (PP-PI), também ex-ministro, votou a favor.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tem de ser aprovada por ao menos 49 dos 81 senadores, em dois turnos. Como o texto foi modificado, terá de passar por nova votação na Câmara dos Deputados para então ser promulgada. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu o fatiamento da PEC para que esse processo seja finalizado ainda neste ano.

Eis a íntegra da declaração de Bolsonaro em rede social:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Hoje o Senado decide o futuro do Brasil. A Reforma Tributária, proposta por aquele que tem orgulho de ser chamado de comunista, será votada. – Alguns senadores, que se elegeram ou reelegeram, dizem que tiveram algumas de suas emendas acolhidas, e votarão com os comunistas, pois alegam que seu estado não será afetado ou será menos prejudicado. – De concreto teremos o IVA mais caro do mundo. O Brasil não pode ter um ou outro estado bem e os demais prejudicados. De nada vale um estado produzir se os demais não puderem comprar. A economia não irá girar. Todos perderão. – Exemplifico, de que vale a Zona Franca de Manaus produzir se não tiver para quem vender seus produtos? – Quem irá investir no Brasil sem mercado consumidor? Ou num país onde tudo que é produzido é extremamente caro? Os empresários, com toda certeza, investirão em outros países. – De nada vale vestir o verde/amarelo por ocasião das eleições e o vermelho durante o mandato, o nosso futuro será o da Venezuela, Argentina, … – O PT está ao lado da liberação das drogas, do aborto, do novo Marco Temporal, do fim da propriedade privada, da censura, não considera o Hamas terrorista, está ao lado de ditadores, contra o Agronegócio, contra o legítimo direito à defesa, a favor da ideologia de gênero, ou seja, ao lado de tudo aquilo que repudiamos. Por que então essa proposta de Reforma Tributária seria boa? Por fim, quero lembrar que o setor de serviços, o maior gerador de empregos do Brasil, será duramente atingido por essa reforma. O agronegócio, orgulho nacional, também terá aumento de carga tributária. O setor de tecnologia e inovação também terá forte aumento de tributos. Como um país se desenvolve se as empresas de tecnologia e inovação são taxadas com altas alíquotas? Este é o caminho que queremos para o Brasil? Já imaginou o pequeno empresário do setor de serviços que hoje paga em torno de 8% de tributos tendo que arcar com um IVA de quase 30%? Imagine você contratando um serviço, e descobrindo que irá pagar R$ 130 se o empresário emitir nota ou R$ 100 sem emitir nota? Fantasmas do passado irão retornar ao nosso país.

 Deus salve o nosso Brasil. – Jair Bolsonaro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile