Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Após uma semana de temperaturas superiores a 30ºC, a condição de tempo seco deu lugar à chuva na noite desta quarta-feira (15) na região metropolitana de São Paulo e em diversas partes do estado. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo emitiu um alerta de estado de atenção para alagamentos para toda a cidade às 19h.
De acordo com o CGE, áreas de instabilidade associadas ao calor, deslocando-se das regiões de Campinas e Jundiaí, estão ocasionando chuvas, principalmente na zona norte, abrangendo bairros como Perus, Freguesia do Ó, Pirituba e Horto Florestal. O órgão municipal ressalta que existe o potencial para rajadas de vento, trovoadas e formação de alagamentos.
Ao longo da noite, a chuva se intensificou e a Defesa Civil emitiu um alerta para fortes ventos no estado de São Paulo entre sexta-feira (17) e domingo (19). A soma de calor, umidade e a passagem de uma frente fria vão criar condições para temporais, granizo e fortes rajadas de ventos em grande parte do estado.
Segundo a Defesa Civil, rajadas de vento podem variar entre 60 e 80 km/h. Com a possibilidade de um temporal, as rajadas podem chegar a 100 km/h em algumas áreas do estado.
Na capital paulista, a previsão é de ventos com mais de 60 km/h no sábado (18), após a chegada da frente fria. No domingo (19), a previsão também é de chuva. A prefeitura alerta para a queda de árvores.
No último dia 3, uma forte ventania, com ventos de até 103,6 km/h, provocou mortes, centenas de quedas de árvores e apagões na cidade de São Paulo. Vários bairros da capital paulista e de cidades de Região Metropolitana ficaram uma semana sem energia.
Já nessa semana a capital bateu recordes de calor. Na segunda e terça-feira, a temperatura atingiu 37,7ºC, a segunda maior temperatura da história da cidade.