Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou a apreensão de 6.031 garrafas de azeite de oliva falsificado e 28 toneladas de feijão com elevado teor de impurezas e pedras em estabelecimentos comerciais e fábricas de São Paulo. A operação, executada entre 20 e 24 de novembro, resultou também na inutilização de 16.380 litros de azeite importado, considerados inadequados para o consumo.
De acordo com o ministério, o azeite de oliva é o segundo produto alimentar mais suscetível a fraudes em todo o mundo, ficando atrás apenas do pescado. A prática mais comum envolve a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais.
Os feijões recolhidos apresentavam um alto índice de impurezas, incluindo pedras, representando um risco à saúde dos consumidores. Além disso, foi identificada a presença de soja nas embalagens.
Embora o nome da empresa responsável pelos produtos não tenha sido divulgado pelo ministério, foi informado que a embaladora foi fiscalizada e o estabelecimento recebeu intimação. As marcas envolvidas serão divulgadas apenas após a conclusão definitiva das análises das amostras coletadas.
A ação contou com agentes agropecuários do Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Piauí.