Nesta quarta-feira (29), o governador Tarcísio de Freitas anunciou um investimento estadual de R$ 48,5 milhões no novo Mutirão de Ortopedia da Secretaria da Saúde. Essa iniciativa visa complementar os repasses para procedimentos ortopédicos de média e alta complexidade em unidades de saúde de todas as regiões do estado, buscando atender mais de 26 mil pacientes que aguardam por essas cirurgias.
Durante a cerimônia realizada na sede da Secretaria da Saúde, no centro da capital, Tarcísio destacou a importância do Mutirão de Ortopedia, afirmando que a meta é retirar inicialmente 26 mil pessoas da fila e realizar suas cirurgias. O governador ressaltou o comprometimento com a área da saúde como prioridade e expressou a visão de organizar a rede de forma a eliminar a necessidade de mutirões, alcançando uma situação de normalidade.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
O evento contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, além de deputados, vereadores, representantes de diversas prefeituras e gestores de serviços de saúde da rede pública e conveniados ao SUS.
Com esse novo investimento, o total aplicado pelo Governo de São Paulo nos mutirões de cirurgias ultrapassou R$ 923,5 milhões em 2023. Os repasses do Mutirão de Ortopedia serão destinados a unidades de saúde habilitadas a realizar os procedimentos previstos no programa.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
O secretário Eleuses Paiva destacou a abertura para adesão de todos os hospitais conveniados ao SUS de São Paulo ao Mutirão da Ortopedia. A meta é aproximar-se das 26 mil cirurgias até o final deste ano e, com a Tabela SUS Paulista e o incremento planejado, manter o mutirão em funcionamento ao longo de 2024. Essa estratégia visa eliminar o colapso nas cirurgias de ortopedia nos próximos 24 meses.
Ao realizar pagamentos complementares aos prestadores de serviços de saúde, a Secretaria da Saúde busca ampliar o número de cirurgias em todo o território paulista, visando melhorar o atendimento e a qualidade de vida da população.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Essa ação faz parte das estratégias do Governo de São Paulo para redução das filas de espera por cirurgias, uma demanda acumulada desde a pandemia. Dados atualizados em setembro mostram que mais de um terço das cirurgias eletivas realizadas em São Paulo em 2023 resultaram de mutirões, totalizando 240.450 procedimentos, representando 32% do total de 746.911 cirurgias eletivas realizadas no estado ao longo do ano.