Neste sábado (9), a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Rio de Janeiro com destino ao Cairo, capital do Egito. O objetivo do voo é resgatar 78 brasileiros e seus familiares próximos, os quais receberam autorização para deixar a Faixa de Gaza. A previsão é que a viagem dure aproximadamente 15 horas, com o pouso em Brasília agendado para as 20h do mesmo dia. Embora o Brasil tenha enviado uma lista contendo 102 nomes para repatriação, Israel vetou a saída de 24 pessoas, cujos motivos ainda são desconhecidos. Adicionalmente, o avião transportará 11 toneladas de alimentos doadas pelo MST como auxílio humanitário para a região.
Atualmente, cerca de 50 brasileiros estão em processo de travessia no portão de Rafah, conectando o sul da Faixa de Gaza a Sinai, no Egito. Este grupo retornará ao Brasil com o auxílio de um avião da FAB, que partiu para o Cairo na manhã deste sábado, visando efetuar o resgate.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
A relação fornecida pelo Itamaraty é composta por brasileiros e palestinos que são parentes de outros indivíduos já repatriados na primeira leva. De acordo com informações de Candeas, essas pessoas foram retiradas das zonas de conflito e agora se encontram em Rafah, sendo esta a única rota de saída viável do território palestino.