Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A construção da usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza, foi aprovada pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU-CE). A intenção é criar uma solução a longo prazo para tornar a água do mar potável para uso em períodos de seca.
A usina de dessalinização está no centro da polêmica entre as empresas de telecomunicação e o Governo do Ceará em razão do risco de derrubar internet no Brasil.
O parecer favorável da SPU-CE foi informado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Após o afastamento das tubulações, a Superintendência do Patrimônio da União avaliou que o projeto da Dessal do Ceará atende às especificações necessárias de distanciamento de cabos.
“A nova distância (567m) é suficiente para superar a exigência de afastamento, já explicado conforme relatório do ICPC (Comitê Internacional de Proteção de Cabos), onde o mesmo recomenda uma separação padrão de pelo menos 500 metros na água”, afirmou a SPU.
A Cagece informou ainda que o próximo passo, agora, é o requerimento da emissão da Licença de Instalação da planta para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Após finalizado esta etapa, a construção da planta deverá ser iniciada até março de 2024.