Brasil

IPTU 2024: saiba o que mudou e formas de pagamentos disponíveis

(Foto: Wikimedia Commons)

A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (3), o calendário de pagamento do IPTU 2024, com um reajuste médio fixado em 4,3%. Os boletos serão enviados aos contribuintes via correio a partir de 18 de janeiro. Para aqueles que não receberem, a segunda via poderá ser obtida no site oficial da Prefeitura.

O pagamento à vista ou da primeira parcela deve ser efetuado em fevereiro, com vencimento entre os dias 1º e 29. As parcelas subsequentes vencem nos dias 9 ou 14 de cada mês, para os contribuintes que não escolheram um dia específico de vencimento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para os contribuintes que optaram pela notificação por administradoras de imóveis, a primeira parcela vence em 20 de março. Vencimentos em dias sem expediente bancário serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte, sem acréscimos.

A falta de pagamento de qualquer parcela do IPTU sujeita o contribuinte à inscrição no cadastro de devedores do município (Cadin).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Formas de pagamento do IPTU 2024:

  1. Pix: Acesse o site oficial da Prefeitura de São Paulo (iptu.prefeitura.sp.gov.br), insira o número do contribuinte, a parcela a ser paga e o ano de exercício. Gere a segunda via, que exibirá um QR Code para pagamento via internet banking ou aplicativo bancário.
  2. Código de barras em bancos conveniados: Pode ser usado em caixas eletrônicos, guichês de agências bancárias ou no site do banco. Também é aceito em casas lotéricas.
  3. Número do cadastro do imóvel em bancos online: Alguns bancos aceitam pagamento online mediante o fornecimento do número do cadastro do imóvel (contribuinte ou SQL). iptu.prefeitura.sp.gov.br.
  4. 2ª via do boleto: Disponível no site oficial da Prefeitura ou nas unidades do Descomplica SP, mediante agendamento prévio.

A inadimplência pode resultar em multas, juros e inscrição na dívida ativa. Além disso, a dívida pode ser enviada para protesto, levando a restrições no nome do proprietário. Se não regularizada, a Procuradoria do município pode ingressar com ação judicial, podendo ocorrer penhora de bens, bloqueio de contas e até mesmo leilão do imóvel.

Confira o calendário do IPTU 2024 clicando aqui.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile