Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Três tremores de terra foram detectados em um intervalo de menos de sete horas em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais, nesta terça-feira (16). A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) reportou o primeiro sismo, com magnitude 2.8 na escala Richter, às 2h26 (horário de Brasília), seguido por outro às 4h41, medindo 2.5. O terceiro, de 2.0, foi registrado pela manhã, às 8h40.
De acordo com a RSBR, tremores com magnitudes entre 2 e 2.9 geralmente não são perceptíveis para as pessoas, mas podem ser captados por sismógrafos. A possibilidade de ocorrerem tremores de menor magnitude não está descartada, conforme indicado pela RSBR.
Os eventos sísmicos foram analisados pelo Centro de Sismologia da USP e pelo Observatório Sismológico da UnB (Obsis). O primeiro tremor durante a madrugada igualou-se ao terceiro maior já registrado na cidade, igualando-se ao evento de 28 de dezembro de 2022. A ocorrência frequente de tremores em Sete Lagoas tem gerado apreensão entre os moradores.
Em 29 de abril de 2022, a cidade registrou um tremor de 3.0 de magnitude, sendo o mais significativo até então. Em 28 de julho de 2022, outro abalo sísmico foi registrado, com magnitude de 2.9, sendo o segundo maior da história da cidade. No domingo passado (14), a RSBR registrou um tremor de terra em Sete Lagoas, marcando 2.3 na escala Richter.