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Uma mulher de 47 anos, moradora de São Paulo, perdeu R$ 48 mil após cair em um golpe do falso funcionário de banco. De acordo com o g1, a vítima recebeu um SMS do Mercado Livre e do Nubank, seu banco, alertando sobre uma movimentação suspeita em seu cartão de crédito.
Em seguida, ela recebeu uma ligação de uma mulher que se identificou como funcionária do Nubank. A golpista pediu para a vítima confirmar seus dados pessoais e, depois de confirmar, disse que o cartão de crédito havia sido clonado.
A golpista então pediu para a vítima copiar um código que seria enviado via WhatsApp para que o cartão fosse bloqueado. A vítima tentou fazer a transferência via Pix, mas não conseguiu. A golpista então disse que a vítima deveria fazer a transferência via TED para uma conta bancária fornecida por ela.
A vítima fez a transferência e perdeu todo o seu dinheiro, que estava juntando para comprar um apartamento.
O Nubank disse que, “em respeito ao sigilo bancário e à privacidade de dados dos clientes, não comenta casos específicos, mas informa que a situação relatada encontra-se em processo interno de atendimento. Assim que esse processo for concluído, a instituição tratará do assunto diretamente com a cliente”.
O advogado José Antônio Milagre, especializado em crimes cibernéticos, disse ao veículo que o golpe do falso funcionário está cada vez mais comum. Ele explica que os criminosos já têm os dados pessoais das vítimas, que são vazados dos bancos.
Os criminosos também podem falsificar o número oficial do banco, o que gera confiança na vítima. Eles então pedem para a vítima fazer uma transferência para uma conta bancária fornecida por eles, que é a conta do beneficiário.