Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na manhã deste domingo (28). O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura emitiu o alerta às 10h12 para todas as zonas da capital.
Áreas de instabilidade formadas no noroeste da região metropolitana e no interior do estado atuaram na capital com rápido deslocamento e com precipitações de intensidade moderada a forte. Houve queda de granizo na região do Jabaquara às 10h50.
O estado de atenção teve término às 11h50. Contudo, o CGE ainda ressalta que o tempo seguirá instável nas próximas horas de domingo.
“Hoje será um dia em que áreas de instabilidade devem provocar chuva moderada a forte, com trovoadas, descargas elétricas, vento de rajada, que podem superar os 50km/h e eventual queda de granizo. Essa condição meteorológica eleva o potencial para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamento de rios e córregos, quedas de árvores, bem como deslizamentos de encostas em áreas de risco”, informou o órgão.
Os maiores índices pluviométricos registrados pelas estações meteorológicas automáticas do CGE na manhã de domingo foram:
- Jabaquara: 34,8 mm
- Pinheiros: 25,2 mm
- Vila Mariana: 18,6 mm
- Freguesia do Ó: 17,8 mm
- M Boi Mirim: 17,4 mm
- Butantã: 17,0 mm
Já os maiores índices pluviométricos registrados pela rede telemétrica do Alto Tietê foram:
- Jabaquara: 34,8 mm
- Córrego Ipiranga: 31,0 mm
- Rio Pinheiros: 26 mm
- Córrego Água Espraiada: 26,6 mm
- Córrego Coruja: 25,2 mm
- Córrego Pirajuçara: 23,8 mm
As maiores rajadas de vento foram registradas no Aeroporto Campo de Marte, Zona Norte, sendo 50 km/h às 10h26, e Aeroporto de Congonhas, Zona Sul, sendo 44,4 km/h às 10h33.
Previsão para a próxima semana
O CGE prevê pancadas de chuva nos finais de tarde ao longo da próxima semana, com temperaturas em elevação. Para a segunda-feira (29), espera-se céu nublado de madrugada, temperaturas iniciando em 18°C, vento do quadrante norte persistindo durante o dia, máxima de 29°C e índices mínimos de umidade do ar em torno de 42%. No período da tarde, são esperadas pancadas rápidas e isoladas de chuva, com baixo potencial para a formação de alagamentos.