Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O pastor Ailton Junior, da Igreja Assembleia de Deus em Caruaru, causou polêmica durante o 22º Congresso de Adolescentes, realizado no Recife, no último final de semana. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, o pastor critica os jovens que fazem o “coração de dorama” nos púlpitos das igrejas para tirar fotos.
“Não façam mais o sinal de coração de dorama nos púlpitos da igreja para tirar fotos. Vocês sabem o que é dorama? Quem aqui sabe o que é dorama? [É a] Defesa da androginia! Não há definição de macho, nem fêmea. E todo mundo fazendo o sinal de dorama porque são ignorantes”, afirmou o Pastor Ailton Junior.
Em outra parte do vídeo, o pastor acrescenta que “quando você assiste Doramas e outras séries da TV, de morte, de ‘vampiragem’, e de tantas desgraças que há, você está se acostumando com a forma como o diabo age”.
A palavra “dorama” tem origem japonesa, derivada da dificuldade dos japoneses em pronunciar encontros consonantais, resultando na adição da vogal “o” à palavra “drama”.
Em 2023, a Academia Brasileira de Letras (ABL) incluiu a palavra “dorama” em seu vocabulário, referindo-se às séries asiáticas que ganharam popularidade no Brasil nos últimos anos, conquistando uma legião de fãs. A declaração do Pastor Ailton Junior gerou discussões sobre o papel da cultura pop asiática em ambientes religiosos e a interpretação da androginia no contexto religioso.